ENGENHARIA E COMÉRCIO

(51) 3328.5050

Artigos Técnicos

Pulverização com alta tecnologia


Pulverização com alta tecnologia  Aplicações  pulverizador stara redutor bosch rexroth motor de roda

A revolução por que passou a agricultura brasileira nas últimas décadas está intimamente ligada a tecnologia. A disseminação de inovações no campo abrange diversas áreas e tem como destaque a mecanização, que resultou em máquinas como o pulverizador desenvolvido pela fabricante de equipamentos agrícolas Stara com apoio da Bosch Rexroth.

Ao contrário dos pulverizadores arrastados, puxados por trator, o modelo conta com tração própria. Por isso, é mais rápido e tem maior capacidade de pulverização – o que singifica incremento da produtividade. Também é vantajoso quando comparado aos aviões agrícolas, que são mais ágeis, mas envolvem-se em mais acidentes e apresentam rendimento menor (um vento mais forte, por exemplo, pode levar o fertilizante para longe da área desejada).

O pulverizador Imperador, da Stara, usa três componentes da Rexroth. A bomba A4VG125, acoplada ao motor diesel, transforma a potência mecânica em hidráulica. Essa energia é repassada ao segundo componente (quatro motores de roda A6VE55), que a transforma novamente em potência mecânica para fazer as rodas girarem, explica o engenheiro de vendas Pablo Rieth, da Bosch Rexroth. O terceiro item são os redutores planetários GFT13, que diminuem a velocidade dos motores de roda e fazem com que a máquina ganhe torque.

Esse conjunto de peças dá ao pulverizador uma série de benefícios. O agricultor pode definir uma rotação mínima para a partida da máquina, e esta não sairá do lugar enquanto esse valor não for atingido. Isso confere maior segurança: evita problemas caso o operador acione a partida acidentalmente.

“Além disso, a bomba de tração acompanha a curva de torque do motor, reduzindo sua potência nas subidas. Sem esse sistema, o operador precisa ser muito habilidoso para operar em terrenos irregulares. Mas, com o Imperador, a máquina reduz a potência sozinha e não deixa o motor desligar”, afirma Rieth.

A Bosch Rexroth conta com uma equipe de engenheiros e técnicos que desenvolvem as soluções junto ao cliente, dando apoio a sua aplicação. Um exemplo disso é que, inicialmente, a Stara planejava lançar o pulverizador com transmissão mecânica, semelhante à do modelo anterior. “Mas nós demos todo suporte técnico necessário para que eles escolhessem o modelo hidrostático”, afirma o gerente de vendas do segmento agrícola da Bosch Rexroth, Jonas Rode.

“Esse modelo traz muitas vantagens: regula a intensidade da pulverização sem precisar reduzir a velocidade para a troca de marchas, e enfrenta subidas sem que seja necessária uma intervenção manual do operador – já que nosso sistema faz a regulagem automática do motor”, destaca.

Texto retirado da revista Drive & Control.


Palavras Chaves: , , , , .
Categoria: .
botão de contato whatsapp